8º Congresso Brasileiro de Metrologia

Melhores medições, mais qualidade, mais confiança!

29 de novembro a 04
de dezembro de 2015

Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul - Brasil

Palestrantes Convidados

PAULO ARTAXO

Prof. Paulo Artaxo realizou sua graduação em Física pela Universidade São Paulo (1977), mestrado em Física Nuclear pela USP (1980) e é Doutor em Física Atmosférica pela USP (1985). Trabalhou na NASA (Estados Unidos), Universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos). Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, poluição do ar urbana e outros temas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da academia de ciências dos países em desenvolvimento (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Publicou 364 trabalhos científicos e apresentou 898 papers em conferências científicas internacionais. É um dos cientistas brasileiros mais citados, com mais de 11.000 citações de seus trabalhos e publicou 6 trabalhos nas revistas Science e Nature. Seu índice H no ISI Web of Science é 59. Tem mais de 22.500 citações no Google Scholar, com índice H no Google Scholar de 79. Coordenou dois Institutos do Milênio, é membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e de 7 outros painéis científicos internacionais. Foi membro da coordenação da área de Geociências da FAPESP de 2000 a 2008, e é membro da coordenação do Programa FAPESP de Mudanças Globais. É representante da comunidade científica no CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). Em 2004 recebeu um voto de aplauso do Senado Brasileiro pelo trabalho científico em meio ambiente na Amazônia. Em 2006 foi eleito fellow da American Association for the Advancement of Sciences. É membro da equipe do IPCC que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. Em 2007 recebeu o prêmio de Ciências da Terra da TWAS e o Prêmio Dorothy Stang de Ciências e Humanidades de 2007, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2009 foi agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Em 2010 recebeu o prêmio Fissan-Pui-TSI da International Aerosol Research Associations. Também recebeu em 2010 a Ordem do Mérito Científico Nacional, na qualidade de comendador, e o premio USP Destaque 2010 por ser o pesquisador da USP com o maior numero de acessos às suas publicações.

VLADIMIR ALEKSANDROVICH MIRONOV

Possui graduação em Medicina pelo Ivanovo Sate Medical Institute (1977), doutorado em Histology and Embryology pela Second Pirogov Moscow Medical State Institute(1980) e pós - doutorado pela Medical University of South Carolina (2000). Atualmente é Sabático da Medical University of South Carolina, Visitant Researcher (FAPESP) do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e Visitant Professor (CNPq) do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Tem experiência na área de Morfologia.

VANDERLEI SALVADOR BAGNATO

Vanderlei Salvador Bagnato concluiu simultaneamente Bacharelado em Física - USP, e Engenharia de Materiais - UFSCar em 1981 e realizou o doutorado em Física - Massachusetts Institute of Technology em 1987. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, e coordenador da Agência USP de inovação. Publicou cerca de 500 artigos em periódicos especializado. Possui 24 capítulos de livros e 5 livros publicados. Orientou 42 dissertações de mestrado e 32 teses de doutorado, nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu diversos prêmios e homenagens. Atua na área de Física Atômica e Aplicações da Física nas Ciências da Saúde. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: armadilha magneto-óptica, Átomos, Átomos de sódio, Condensação de Bose-Einstein, Átomos frios, Colisões frias, Desaceleração de átomos, Espectroscopia, Terapia fotodinâmica PDT. Eleito para The Academy of Sciences for the Developing World, 20/10/2009; membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, em 05/11/2012; e membro da National Academy of Sciences (USA), em 30/04/2013. Coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

CARLOS EDUARDO VELOSO DE ALMEIDA 

Graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1967), Mestrado em Física Medica - M D Anderson Hospital And Tumor Institute (1972) e Doutorado em Radiation Biophysics - M D Anderson Hospital And Tumor Institute Universidade do Texas(1979). Pos Doutorado Bureau International des Poids et Measures (1986). Ex Diretor do Instituto de Radioproteção e Dosimetria(1980-1985) Implantou a Padronização Primaria para feixes de radiação gama e raios-X, Membro do Conselho Cientifico da IAEA (1983-1989), Consultor da IAEA, Professor Titular em Física Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Editor Associado das Revistas Medical Physics, Procientista UERJ, Cientista do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do World Congress in Medical Physics (1994), Titulo de Fellow concedido pela American Association of Physicist in Medicine, Recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade Brasileira e Radioterapia .Recebeu em 10 de dezembro de 2010 a Medalha Henri Becquerel pela Academia de Artes e Ciencias- França. Board Certified pelo American College of Medical Physics, Orientador de cerca de 60 Alunos de Mestrado, Doutorado e Especializaçao, Mais de 100 Trabalhos publicados em revistas indexadas com referee, Realizou Estagio Senior fev-julho 2007, Institut Gustave Roussy- Paris e Pos Doc Senior no Institut Pierre Marie Curie- França 2010.

ALEX QUEIROS PEREIRA

Alex Queiroz Pereira é atualmente Gerente da Divisão de Tecnologia Industrial Básica do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa. Desde 2014 atua como representante do Ministério nos seguintes Conselhos/Comitês: Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO); Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CD-ABNT); Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade   (CBAC); Comitê Brasileiro de Metrologia (CBM); Comitê Brasileiro de Normalização (CBN); Comitê Brasileiro de Regulamentação (CBR); e Comitê de Coordenação sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC). Na Marinha do Brasil exerceu as seguintes funções, entre outras: Assessor Adjunto de Organização, da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, tendo atuado como coordenador das atividades afetas à Comissão Permanente para a Gestão de Arquitetura de Informação Setorial, nos temas afetos à Tecnologia da Informação (TI) e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); Encarregado do Centro Local de Tecnologia da Informação (CLTI) do Comando do 2º Distrito Naval (Salvador-BA), sendo responsável pela  implantação/manutenção da infraestrutura das redes de dados, voz e imagem da área de jurisdição; e Encarregadoda SeçãodeSuportedeRedes da Base Naval do Rio de Janeiro (Niterói-RJ), onde gerenciou a implantação das redes locais das Organizações Militares (OM) subordinadas ao Comando-em-Chefe da Esquadra, bem como, a instalação de fibra ótica nos piers da Base Naval para a conexão dos navios à Rede de Comunicações Integradas da Marinha (RECIM). É formado em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo especialização em Segurança de Redes de Computador, Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro e em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval, no Sistema de Ensino Naval.

HUMBERTO SIQUEIRA BRANDI

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967) e doutorado em Física - Massachussets Institute of Technology (1971). Atualmente é Diretor de Metrologia Científica e Industrial do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia, Professor Titular, aposentado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Presidente, da Federação Iberoamericana das Sociedades de Física (FEIASOFI) e membro do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular e Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: interação laser-matéria, semicondutores e processos multifotônicos. Possui também experiência na área de Metrologia, Biocombustíveis e Sustentabilidade.