8º Congresso Brasileiro de Metrologia

Melhores medições, mais qualidade, mais confiança!

29 de novembro a 04
de dezembro de 2015

Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul - Brasil

Melhores medições, mais qualidade, mais confiança!

O ano de 2015 será celebrado, por iniciativa das Nações Unidas, como o Ano Internacional da Luz. Por uma curiosa coincidência, muitos eventos notáveis nas ciências e tecnologia completam múltiplos de 50 ou 100 anos nesse próximo 2015. Dos pioneiros trabalhos do sábio Ibn Al-Haytham em 1015, passando por Fresnel, Maxwell, Einstein até a descoberta da radiação cósmica de fundo ao uso de fibras ópticas em comunicações em 1965.

Cada vez mais as radiações eletromagnéticas estão presentes em nosso dia a dia num sem número de aplicações. E não há como pensar nessas aplicações sem pensar em medições. De fótons emaranhados à mais prosaica iluminação de nosso cotidiano, relacionamo-nos o tempo todo com os fenômenos luminosos.

Entre outras coisas, a luz permite uma comunicação a nível global e em grande escala. E isso fortalece uma internacionalização nos processos de produção, o que traz consideráveis transformações nas relações, processos e estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais do país.

Essas condições exigem a permutabilidade de peças e partes de sistemas complexos, traduzida por uma rigorosa observância aos padrões e especificações que utilizam técnicas de medição cada vez mais precisas, bem como, a crescente exigência dos mercados consumidores por produtos e serviços de maior qualidade.

Também nos obrigam à inovação e à introdução de melhorias na produção nacional, para alavancar a competitividade da indústria nos mercados interno e externo. Desta forma, o país se organiza para dar passos cada vez mais ousados em direção ao desenvolvimento econômico e social.

Nesta edição do Congresso Brasileiro de Metrologia, além das sessões temáticas nas diversas áreas da Metrologia e da Avaliação da Conformidade, realizaremos diversos eventos satélites, que já são eventos tradicionais ou que destacam temas de grande atualidade, como os relativos ao Ano Internacional da Luz. Serão os encontros sobre Eletricidade (XI Seminário Internacional de Metrologia Elétrica - SEMETRO), Radiações Ionizantes (CBMRI) e a Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Química.

Repetindo a iniciativa realizada em 2013, por ocasião do 7o Congresso Brasileiro de Metrologia, os melhores trabalhos, selecionados pelo Comitê Técnico Científico, serão publicados em uma edição especial do Journal of Physics Conference Series, editado pelo IOP Publishing.

Como em eventos anteriores, realizaremos a Expo Metrologia 2015, feira e exposição de equipamentos de medição. Também teremos no Metrologia 2015 a oferta de cursos presenciais em diversas áreas de interesse da Metrologia e Avaliação da Conformidade, promovida pela Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica – ENTIB, da SBM.